Projeto Limpando a Área

Através de uma parceria com a equipe do Projeto Favela Mais Limpa, desenvolvemos um programa de educação ambiental e revitalização urbana - Programa Limpando a Área, nas comunidades do Pavão, Pavãozinho e Cantagalo, na zona sul do Rio de Janeiro. O Programa foi desenvolvido ao longo de 9 meses, atuando em cada microterritório da região, ensinando a forma correta de realizar o descarte de lixo,  e ao final de cada mês, realizando um mutirão de limpeza junto com os moradores locais.

O Programa recebeu o prêmio Melhores Práticas de Gestão Local em 2013, promovido pela Caixa Econômica Federal. Criado em 1999, o prêmio é inspirado no Best Practices and Local Leadership Programe da ONU/Habitat e coloca em prática a Agenda Habitat, documento das Nações Unidas que reúne diretrizes para criar padrões de vida sustentáveis em assentamentos. Um dos objetivos do programa é fazer com que experiências bem sucedidas que serviram para melhorar a qualidade de vida das pessoas sejam valorizadas e disseminadas por todo o Brasil.

 

Nossos  principais objetivos são:

  • Promover a valorização social e incentivar o aumento da renda dos envolvidos no projeto, através da coleta e transformação de material reciclável (PET / Poli tereftalato de etileno, embalagens de PVC, Tetra Pak, vidro, madeira, ferro, etc.);

  • Contribuir para o resgate da cidadania e melhoria da qualidade de vida dos membros das comunidades envolvidas;

  • Minimizar os impactos ambientais na disposição final de resíduos inorgânicos, uma vez que a coleta seletiva diminui a quantidade de resíduos descartados de forma inadequada em encostas e terrenos baldios;

  • Reduzir o volume de lixo coletado a ser encaminhado pela municipalidade para os aterros sanitários;

  • Promover o entrelaçamento cultural e a troca de conhecimento entre as diversas comunidades do Rio de Janeiro;
     

Para que o Programa Limpando a Área possa ser realizado, a participação e o engajamento da comunidade local é fundamental para o sucesso do projeto. Nosso primeiro passo é mostrar para a comunidade que o lixo pode ser uma fonte de riqueza e que grande parte do processo se concentra no seu estágio inicial através da separação do lixo (lixo orgânico do inorgânico). Neste processo muito simples que agora se apresenta de forma circular (uso e reuso) e não mais linear (uso e descarte), a riqueza do processo está no próprio lixo.

MEIO AMBIENTE

© 2023 por Entrelaces.
 

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

Assoc. Bras. de Pesquisa e Projetos em Educação

ENTRELACES

Rua Alberto de Campos, 12

3o subsolo - Ipanema

Rio de Janeiro, RJ 22411-030

projetoentrelaces@gmail.com

 

®
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now